O Município de Liberato Salzano, referência em citricultura no Estado do Rio Grande do Sul, promoveu em parceria com a Emater/RS-Ascar, Associação dos Citricultores de Liberato Salzano e Embrapa Clima Temperado, o XV seminário de abertura da safra da citricultura. ...
O Município de Liberato Salzano, referência em citricultura no Estado do Rio Grande do Sul, promoveu em parceria com a Emater/RS-Ascar, Associação dos Citricultores de Liberato Salzano e Embrapa Clima Temperado, o XV seminário de abertura da safra da citricultura. O seminário foi realizado no salão paroquial e contou com a presença de lideranças e produtores de todo o estado.
Na safra de 2017, o município Liberato Salzano contava com 1200 hectares plantados e produzindo, para à próxima colheita, visa-se a implantação de mais 350 hectares, sendo que 80 destes, já estão plantados, haja vista, o município se prepara para a maior safra de sua história, alcançando a produção de aproximadamente 30 milhões de kg de laranjas, uma elevação de 50% em relação a colheita do ano passado.
Desde 2011 o município conta com uma indústria instalada que no último ano processou cerca de 23 mil toneladas de laranjas, sendo que a grande maioria dessa produção de suco é destinado para a exportação.
Após a última safra a empresa ISAU, passou por modernizações, elevando sua capacidade de processamento para mais de 60 mil toneladas de laranjas, possibilitando aos produtores da região do alto Uruguai a oportunidade de comercializar de forma mais segura, diminuindo o custo de transporte e com maior agilidade no processamento.
Haja vista, não haveria local mais adequado para sediar a XV abertura da Safra da citricultura, que iniciou com a palestra o “Manejo Conservacionista do Solo e Nutrição em Citros”, ministrado pelos professores Paulo Teixeira e Lenio da Silva Santos; após, passou para o “Manejo Nutricional Foliar para Altas Produtividades”, tema explanado por Nelson Schreiner, diretor de produtos e tecnologia da Nutriceler, acompanhado do coordenador técnico da Labceler Claudinei Paulo de Lima. Seguindo à programação, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Bernardo Ueno, ministrou uma palestra sobre Controle de CVC e antracnose em citros. Para finalizar, o tecnólogo em agropecuária da indústria de Sucos do Alto Uruguai (ISAU), Valtemir Bazeggio, apresentou o programa de fomento que a isau projetou pensando no desenvolvimento da citricultura na região. Finalizando as palestras, as autoridades que estavam no ato, fizeram o uso da palavra e desfrutaram de um almoço acompanhado de todos os presentes. Assim, finalizando o evento.
Data de publicação: 25/06/2018