“O livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.” E para levar esse universo da leitura às crianças, Monteiro Lobato criou aventuras com figuras brasileiras, ...
“O livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.”
E para levar esse universo da leitura às crianças, Monteiro Lobato criou aventuras com figuras brasileiras, recuperando os costumes e lendas do folclore nacional. Ele foi tão importante, principalmente, para a literatura infantil que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. E para homenageá-lo e também dar abertura aos projetos de leitura de cada escola municipal, a tarde do dia 20 foi marcada por lindas apresentações no ginásio da Escola Municipal Henrique Dias.
As crianças da EMEI Paraíso Infantil encenaram a história dos Três porquinhos.
Os alunos da Escola Municipal Duarte da Costa apresentaram a história do livro infantil e a biografia do Monteiro Lobato. Também encenaram o livro “O grande rabanete” e dançaram a música “Emília”. As turmas do 2º e 3º ano fizeram um desfile dos personagens dos clássicos literários e finalizaram o momento com a dança de uma valsa.
O texto “Eu, o livro”, de Frei Betto foi apresentado pelas alunas Ricielli, Yasmin e Maria Eduarda, com a contribuição dos colegas do 7º B.
Os alunos do Pré I e Pré II da Escola Municipal Tomé de Souza apresentaram as músicas “Livrinhos” e “Caderno é amigo é”. As séries iniciais foram representadas pelas alunas Khyara e Maria, que declamaram a poesia “Um livro é uma caixa de surpresa.
A obra dos Irmãos Grimm, adaptada para o português como “Os saltimbancos” por Chico Buarque de Hollanda e Sergio Bardotti e Luís Enríquez Bacalov foi apresentada pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal Henrique Dias.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura parabeniza a Escola Henrique Dias que recebeu a todos com um espaço muito bonito e acolhedor; professores e alunos que organizaram as apresentações e também aos que dedicaram esse momento para a leitura.Queremos agradecer a funcionária municipal e estudante de Estética e Cosmética, Suelen Cardoso que maquiou os alunos que apresentaram “Os Saltimbancos”.
As atividades de leitura agora continuam em cada escola, porque como diz Caio Riter, “Cada vez que saímos de um livro, saímos diferentes, mesmo que não o notemos”
Data de publicação: 07/05/2018