Considerado o ‘Oscar’ da cidadania fiscal, o prêmio valoriza anualmente as melhores práticas de educação fiscal que atuam sobre a importância social dos tributos e sua correta aplicação em benefício da coletividade.

Para os organizadores do Prêmio, o pagamento dos tributos é mais que uma obrigação determinada por lei, é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais.
A premiação envolve as categorias: escolas, instituições e profissionais de imprensa. E após avaliação de 220 projetos de todo o país por uma comissão formada por representantes de onze entidades governamentais e privadas, a Febrafite anunciou os 04 finalistas na categoria instituições que saberão o resultado final no dia 28 de novembro. E entre eles está:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIBERATO SALZANO
Projeto: 1º Concurso de oratória com o tema “Ser melhor através do exercício da cidadania”
Liberato Salzano (RS)

Promoção de palestras sobre educação fiscal e cidadania; programa nota fiscal gaúcha e comunicação, como ferramenta de sucesso, além da realização de estudo de diversos textos e vídeos sobre o assunto.

Liberato Salzano irá concorrer com as seguintes instituições:

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA
Projeto: Controlador mirim
São Lourenço da Mata (PE)
Busca a capacitação dos jovens, incentivando-os e demonstrando a importância da participação destes, na consolidação dos controles sociais derivados de ações eficientes, em prol da cidadania e dos valores morais e éticos.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Projeto: Cidadão
Vitória da Conquista (BA)
Inserção de alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na sociedade, como cidadãos multiplicadores do controle social.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ – SEDUC
Projeto: Educação fiscal e os atuais desafios na formação cidadã
Maringá (PR)
Trabalha a educação fiscal desde 2014, com apoio da Universidade, Fisco Federal e Estadual, Observatório Social e Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF), em todas ações do projeto. Objetivo geral: enfrentar os desafios contemporâneos na formação cidadã das crianças, que vêm se desinteressando pelo espaço público, pois percebem a política como escusa, excludente e ineficaz, devido à escândalos e depreciação constantes da mídia.

O Poder Público Municipal, Secretaria Municipal da Fazenda, Grupo Gefim e Buscar Assessoria agradecem a parceria com a direção, coordenação, professores e alunos do Colégio Estadual Dr. Liberato, que permitiram o desenvolvimento do projeto em 2017 e trouxeram o destaque no RS ficando em 2º lugar com o 2º Prêmio Boas Práticas, e agora também a nível nacional, já estamos entre os 4 melhores projetos do país, o que já representa uma grande vitória.

Aguardamos o resultado dos dois melhores colocados, em Brasília, no dia 28. Parabéns a todos!

Data de publicação: 16/11/2018

Compartilhe!