Serão investidos mais de R$ 235.000,00 repassados pelo Governo Federal. Aproximadamente 350 jovens serão atendidos pelo programa.
O auditório da Câmara de Vereadores de Liberato Salzano recebeu, no último dia 26, autoridades e jovens estudantes do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha para a cerimônia de lançamento do Estação Juventude 2.0. Estavam presentes o prefeito do município, Gilson de Carli; a primeira dama, Rita de Carli; o representante da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e secretário executivo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Anderson Pavi Neto; o presidente da Câmara de Vereadores, Adílio Jacó Pastorio; o assessor de gabinete do governador do Rio Grande do Sul, Roberto Fantinel; o coordenador do Estação Juventude Seberi, Anderson Vani; a coordenadora adjunta, Danusi Sfredo Vani; a responsável pelo Sistema de Convênios no município, Suelen Cardoso; e a sub secretária de educação, Simone Seghetto.
Para o secretário executivo do Conjuve, Anderson Pavin Neto, o esforço da SNJ em fazer a capacitação de gestores municipais rendeu bons frutos. “O trabalho desenvolvido pela Secretaria refletiu positivamente nos municípios. O processo foi bastante exigente e isso reflete na competência da equipe. Entrego esse espaço com a convicção de que o programa vai funcionar e transformar a vida dos jovens. Destaco também o Diagnóstico da Juventude Rural que será um importante termômetro para a efetivação de políticas públicas: não adianta dar o remédio sem saber qual é a doença. Esta é uma pesquisa que servirá de base para a ação do governo nos municípios rurais”, comentou.
O professor Anderson Vani, coordenador do programa no município, falou um pouco sobre as oportunidades que o Estação Juventude trará para a juventude salzanense. “Muitas vezes nossos jovens não dispõem de opções de trabalho ou de lazer, então nos mobilizamos para dar uma atenção especial para preenchermos todos os requisitos do convênio. Teremos cursos e oficinas de manicure, pedicure, maquiagem básica, música, inglês e esportes, totalmente gratuitos. Ano que vem estará tudo funcionando a todo vapor. Essa não é uma conquista nossa, mas dos nossos jovens salzanenses”, disse.
O prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, demonstrou satisfação em conseguir a parceria com a SNJ. “Como administrador público, a juventude é o nicho que mais me preocupa, pois é a fase da vida mais importante. Estamos há muitos anos tentando reunir a juventude em torno de uma perspectiva de vida mais digna e este é o momento. Os jovens da minha época não tiveram essa oportunidade e é uma satisfação poder proporcionar isso à nossa comunidade. Teremos também palestras sobre sucessão familiar, gestão da propriedade agrícola e comercial e empreendedorismo, para mantermos o jovem aqui. Juventude é a solução”, afirmou.
O assessor do gabinete do governador do Rio Grande do Sul, Roberto Fantinel também falou sobre o programa: “O pacote de ações Brasil Mais Jovem representa um salto significativo na implementação de políticas públicas para a juventude, avançamos muito nesses dois anos de gestão. Isso proporciona ao jovem brasileiro sonhar com algo melhor com o que ele encontra na periferia, realmente faz a diferença dentro dessas realidades, faz com que as pessoas olhem para municípios que, por serem pequenos, são esquecidos. É motivo de orgulho poder participar desse momento”.
Para a implementação do Estação Juventude 2.0 em Liberato Salzano serão investidos mais de 235.000,00, repassados pelo Governo Federal. Aproximadamente 350 jovens serão atendidos pelo programa.
Data de publicação: 03/12/2018