Esse fomento tem impulsionado o desenvolvimento das agroindústrias no município

Conhecido como a Terra da Diversificação, o município de Liberato Salzano se destaca pelo cultivo de diversas culturas, que garantem a subsistência dos produtores e movimentam a economia da região. O Governo Municipal tem incentivado o desenvolvimento dessas culturas do plantio até a colheita, como é o caso do aipim e do brócolis, oferecendo assistência técnica e o transporte desses produtos para a indústria.

A agroindústria Sauter Produtos Alimentícios Ltda, instalada em Liberato Salzano, atua em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Grano Frozen de Serafina Corrêa. Há cerca de cinco anos, a agroindústria produz aipim descascado e congelado para venda no varejo. Mais de 150 mercados da região recebem o produto, que é armazenado em três containers, com uma capacidade total de 90 toneladas. Esse armazenamento possibilita a comercialização do aipim o ano todo.

O empreendedor, Sauter Vitório Pizzi, buscou aprimorar a qualidade do negócio e há dois anos a mandioca congelada tem como marca Liberato Alimentos. Sauter relata que neste ano de 2019 a produção é de cerca de 170 mil kg, e estima que isso resultará em mais de 140 mil kg de mandioca congelada que irão para o varejo.
Para atender a demanda, a agroindústria conta com produção própria e também de outros produtores do município, somando mais de 15 hectares plantados. Ao todo 25 empregos diretos são gerados com esse empreendimento.

A mandioca passa pelo processo de congelamento de março até maio e depois segue para a comercialização. Na entressafra a agroindústria processará o brocólis. O Secretário Municipal de Agricultura, Valcir Sacon, destaca que há 1 milhão de mudas de brócolis plantadas neste ano, em mais de 50 hectares.

O Poder Executivo Municipal subsidiará a instalação de camara fria em um caminhão furgão, para o transporte adequado do brocólis até a Vandal Distribuidora de Alimentos, que faz a logística e distribui os produtos no varejo. O Prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, destaca que tem buscado criar essas alternativas com o intuito de incentivar os produtores rurais a permanecer no meio rural, com a garantia de subsistência.

Data de publicação: 09/05/2019