A jornada busca promover a alimentação saudável nas escolas, incentivar bons hábitos e melhorar o aproveitamento dos alimentos
Na quarta-feira (12/06), a nutricionista da rede pública de ensino de Liberato Salzano, Aline Busanello, trabalhou com os alunos do 2° e 3° ano, da escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza, o tema: merendeira como agente transformadora da alimentação escolar. A atividade faz parte das temáticas da 3º edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional tem por objetivo incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil e ensino fundamental. Neste ano de 2019, a jornada se divide em quatro temas: merendeira como agente transformadora da alimentação escolar; sustentabilidade na alimentação escolar; imagem corporal e bullying; e movimento + comida de verdade = saúde.
Com base no primeiro tema proposto pela jornada, a nutricionista explicou, durante a quarta-feira, a respeito da inclusão de plantas alimentícias não convencionais (PANC’S) na alimentação escolar, mais especificamente a planta ora-pro-nóbis. Em uma conversa inicial, ela falou sobre a origem da planta, nome científico, propriedades e como utilizá-la na alimentação escolar para enriquecimento de diversas receitas. De acordo com Aline, o assunto foi pensado em conjunto com a diretora da escola e as merendeiras, tendo em vista que poucas delas conheciam a temática.
A nutricionista, evidencia ainda que, buscou com a escolha da planta a inclusão principalmente de proteínas em preparações já utilizadas na merenda escolar. “Nota-se que muitas crianças não gostam muito da carne nas preparações utilizadas na merenda. Desta forma, sabendo que o consumo proteico é bem importante nesta fase de crescimento, decidimos fazer o teste com a planta, que é rica em proteínas, e ver os resultados”, ressaltou Aline.
Um bolo verde de ora-pro-nóbis e cenoura foi escolhido para o teste de aceitação entre os estudantes. Dos 22 alunos que participaram da atividade, 20 alunos (90%) marcaram no teste de aceitação adorei e 2 alunos (10%) marcaram gostei. Tendo em vista o resultado positivo da ação, Aline destacou que pretende incluir a receita nas outras escolas do município e também fazer o plantio dessa e outras PANC’S na horta, que oferta as verduras e legumes para as escolas, viabilizando ainda mais o seu uso na merenda escolar. A horta faz parte do programa do Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e se localiza na Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Dias.
Durante os próximos meses serão trabalhados os outros três temas, que fazem parte da 3º edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. Ao final de cada etapa os participantes recebem uma peça do selo de participação da Jornada de EAN. Após a conclusão das quatro etapas, o participante terá recebido as quatro peças e completado o selo da jornada. As atividades devem se estender até o mês de outubro.
Data de publicação: 14/06/2019
Créditos: Assessoria de Imprensa