Grupo Creluz e municípios da região confirmaram apoio financeiro para a finalização da obra
Com o objetivo de definir estratégias para a conclusão da ponte, que ligará Liberato Salzano à Rodeio Bonito, aconteceu na manhã de terça-feira (25/06) uma audiência pública, na sede da Fundaluz, em Pinhal. O evento foi promovido pelo Grupo Creluz e a Associação dos Municípios da zona de produção (AMZOP), em conjunto com as prefeituras de Liberato Salzano e Rodeio Bonito. Em torno de 400 pessoas participaram da audiência, que contou com grande número de autoridades e lideranças.
A ponte é uma demanda antiga da região e foi viabilizada pela Creluz, que cedeu o projeto a Amzop para articular a liberação do recurso. O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, fez uma explanação de todo o histórico do projeto e confirmou o apoio financeiro para a finalização da obra. “O principal objetivo da Creluz, desde o início, é impulsionar o desenvolvimento dessa microrregião”, acrescentou.
A obra, que tem um investimento superior a R$ 6 milhões, iniciou em 2014 e busca encurtar distâncias entre os municípios da região, facilitando o acesso de ambulâncias à hospitais e o deslocamento de ônibus à universidades. Com a conclusão da ponte será possível ainda fazer o escoamento da produção agrícola, o que contribuirá para o desenvolvimento econômico da região.
O prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, pediu o apoio o de todos os municípios e destacou a importância da conclusão obra. “O crescimento de um município não é observado pelo número de habitantes, mas pelo seu desenvolvimento. É isso que buscamos com a finalização da ponte, impulsionar o progresso desses municípios, para isso contamos com essa união de todos”, disse.
Outro fator que torna a obra ainda mais importante é que a balsa, que possibilitava a travessia no Rio da Várzea, foi interditada definitivamente pela Marinha do Brasil, o que obriga motoristas a fazerem o trajeto via BR-386, aumentando a distância entre os municípios da região.
Durante a audiência pública, ficou acordado que o montante que falta para a conclusão, um valor de R$ 522 mil, será dividido entre os municípios e a Creluz. Com isso, de acordo com Gilson, os trabalhos serão retomados e a previsão é de que a ponte seja concluída em no máximo 90 dias.
Data de publicação: 26/06/2019
Créditos: Assessoria de Imprensa
Créditos das Fotos: Rosiane Zanovello