município ganha destaque na produção da hortaliça

   Há alguns anos o cultivo do brócolis vem se alicerçando na agricultura salzanense, a administração pública empenha-se de várias maneiras para fornecer suporte e subsídios que viabilizam a produção da hortaliça.
   Um exemplo disso é a indústria Sauter Produtos Alimentícios (responsável pelo carregamento e controle dos brócolis) que recebeu incentivos da administração municipal em diversos aspectos, dentre eles um pavilhão em comodato por 10 anos, duas câmaras que somam a capacidade de quase 100 toneladas, transformador para a energia elétrica trifásica, entre outros incentivos para a empresa.
   Para o agricultor salzanense, a administração pública está disponibilizando um caminhão para realizar o translado do produto até Serafina Corrêa, vislumbrando assim um melhor preço no bolso do produtor. Além disso, também é disponibilizado um técnico para realizar a assessoria aos agricultores por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e assim melhorar as perspectivas da cultura em nosso município.
   O brócolis é uma hortaliça de rápida produção, sendo que do plantio à colheita são necessários o total de 80 dias. Também pode-se afirmar que a adubação efetuada e o resíduo de cultura que ficam, proporcionam uma excelente fertilidade para um novo plantio após a sua colheita. Neste ano cerca de 55 hectares da verdura foram plantados, somando aproximadamente mais de um milhão e cem mil mudas, com a perspectiva de produção de 700 toneladas, e com a expansão da empresa Grano, vislumbra-se a oportunidade de melhorar a quantidade a ser plantada a partir de 2021.
   O Secretário de Agricultura, Valcir Sacon, afirma “esta foi uma hortaliça que se adaptou muito bem ao solo e clima de nosso município, hoje temos uma agroindústria completa para processar essa hortaliça, permitindo melhorar de forma eficiente a qualidade de armazenagem e acondicionamento desta cultura" finaliza.

Data de publicação: 13/08/2020

Créditos: Gustavo Pertille

Compartilhe!