Prefeita e Vice-Prefeita Mirim participam de atividades do projeto desde o início do ano letivo de 2019

A primeira demanda, solicitada pela prefeita mirim, Ricielly Nath, e vice-prefeita mirim, Maria Eduarda Cadore, da Escola M. de E. F. Henrique Dias, foi atendida pelo Poder Público Municipal. As estudantes participam do projeto “preparando os alunos para o exercício da cidadania”, onde os estudantes escolhem por meio do voto direto, o executivo e o legislativo mirim. O objetivo é que os alunos desenvolvam autonomia em processos de decisão e aprendam a fazer a gestão de crises no espaço escolar, além de cuidar do patrimônio público.

Com base no plano de governo desenvolvido por elas, as alunas apresentaram ao prefeito, Gilson de Carli,  a ideia de construir um coberto entre a escola e o ginásio e um na entrada da escola. A melhoria na infraestrutura foi construída pelo setor de obras do município e já está finalizada. 

A prefeita mirim, Ricielly Nath, demonstra a satisfação em ver a demanda sendo construída. “Quando vimos que a cobertura começou a ser realizada, percebemos a importância de participar desse projeto. Sentimos orgulho de ter sido uma demanda nossa e que os próximos alunos da escola poderão usufruir”, comenta Ricielly.

A ideia de construir o coberto, surgiu dos próprios alunos da escola e foi avaliada como prioridade pela prefeita e vice-prefeita mirim. “Desde o início, na construção do plano de governo, procuramos ouvir nossos colegas para saber quais melhorias seriam mais importantes, para assim construir uma escola melhor junto com eles”, destaca a vice-prefeita mirim, Maria Eduarda Cadore.

O prefeito, Gilson de Carli, acredita que atendendo a reivindicações como essas os alunos se sentem mais motivados. “Precisamos observar as necessidades dos estudantes além dos métodos de ensino. Esse incentivo, por meio do projeto que está sendo desenvolvido na escola, também colabora no desempenho deles, por isso estamos sempre ouvindo as demandas e dando suporte no que precisa ser ajustado”, explica ele. 

As alunas também destacam que o projeto possibilitou esse contato maior entre os alunos e chefe do executivo. “Sempre tivemos ideias do que poderia ser melhorado na escola, mas antes do projeto não tínhamos a oportunidade de levar elas até o Poder Público Municipal”, acrescenta a prefeita mirim. 

Participam do projeto os estudantes do 5° ao 8° ano do ensino fundamental da Escola M. de E. F. Henrique Dias. A ação é coordenada pelas professoras da escola, Elisângela Raimundi e Daniela Pizzi, com o apoio das representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Janete Mara Bianchin Gomes e Liliane Barbosa.

A professora, Elisângela Raimundi ressalta o quanto o projeto é importante e contribui na formação cidadã dos alunos. “Ao participar do projeto eles se sentem mais integrados no espaço escolar” complementa a professora. 

Outras ações específicas são desenvolvidas pelas estudantes, como a organização dos horários para utilização do ginásio, no intervalo escolar, e a promoção de eventos para os alunos da escola. “Por meio dessa prática e ações do dia a dia eles adquirem experiências e se tornam críticos participativos”, explica a professora Daniela Pizzi. 

Mais demandas estão sendo avaliadas pelas estudantes para serem apresentadas ao governo municipal, entre elas a implementação de uma biblioteca itinerante e a arborização do campo de futebol, que está localizado próximo a escola. 

As alunas permanecem por dois anos na função. “Nosso intuito é colocar em prática nossos projetos para demonstrar que a escola pode se tornar um lugar melhor. Esperamos que esse projeto continue depois da nossa gestão”, enfatiza a prefeita-mirim. 

Data de publicação: 17/07/2019

Créditos: Assessoria de Imprensa

Compartilhe!