“Desigualdade social: impactos na formação cidadã” é o tema do 3º Concurso de Oratória, que foi lançado na tarde do dia 26 de março, na Câmara Municipal de Vereadores.

Com o tema “Desigualdade social: impactos na formação cidadã”, a 3º edição do Concurso de Oratória teve sua abertura na tarde de terça-feira (26/03), na Câmara Municipal de Vereadores. O concurso é um projeto promovido pela Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal da Educação e Grupo Gefim (Grupo de Educação Fiscal Municipal), e tem por objetivo desenvolver, nos alunos e na comunidade, a consciência de suas responsabilidades como cidadão, na busca de promover a sensibilização na prática de atitudes, por meio de exercícios que possibilitem a reflexão do tema, bem como a habilidade de falar em público.

Na oportunidade o Prefeito, Gilson de Carli, a Subsecretária da Educação, Simone Seghetto e o Presidente da Câmara de Vereadores, José Clóvis da Silva, fizeram a entrega do cheque no valor de R$ 5.000,00 reais a representantes do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, referente ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que o município conquistou no ano passado, com o Primeiro Concurso de Oratória, que foi realizado em 2017.

Representaram o colégio e o CPM a Vice-diretora, Marizete Dal’Santo, e a Rainha do Município, Lara Flávia Gobbi Cazarotto, que também foi a vencedora na primeira edição do Concurso. Nesta premiação, o município recebeu R$ 10.000,00 reais, e em virtude da participação dos estudantes, professores e do colégio como um todo, o Secretário da Fazenda, Renato Franceschi, a Professora, Simone Seghetto, e integrantes do GEFIM optaram por repartir o prêmio com o colégio.

Durante o evento, o Prefeito Gilson de Carli parabenizou os alunos pela conquista e agradeceu aos organizadores e a todos os envolvidos no projeto, que já está em sua terceira edição. Além disso, o prefeito destacou a presença da Prefeita e Vice-Prefeita mirim, Ricielly Nath e Maria Eduarda Cadore, que fazem parte do projeto “Preparando alunos para o exercício da cidadania”.

A Subsecretária da Fazenda, Laura Cazarotto, também agradeceu a todos os envolvidos e desejou sucesso aos alunos que participarão deste 3º Concurso de Oratória.

As atividades previstas no projeto serão desenvolvidas com os alunos do ensino médio do Colégio Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Com a orientação dos professores, os estudantes irão realizar estudo de textos variados, pesquisas na internet, produções de textos, palestras, debates e socializações, tanto no seu horário escolar, bem como de maneira interdisciplinar.

Os presentes no evento assistiram a palestra “Desigualdade social: impactos na formação cidadã e o poder da palavra”, proferida pelo professor Ivan Dourado, da Universidade de Passo Fundo, que recebeu os agradecimentos da professora Simone Seghetto, Subsecretária da Educação e um mimo da professora Rosane Vieira Alchieri, representante do Grupo Gefim.

Participaram da abertura do concurso o prefeito, Gilson de Carli, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Clóvis da Silva, o secretário da agricultura, Valcir Sacon, a subsecretária da fazenda, Laura Cazarotto, e também a equipe da secretaria, a subsecretária da educação Simone Seghetto e sua equipe, além dos diretores das escolas, professores e os alunos do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano.

Data de publicação: 27/03/2019

Compartilhe!