O Rio Grande do Sul se destaca por ser um dos maiores produtores de laranja do Brasil. Liberato Salzano possui atualmente implantado 1.300 ha (um mil e trezentos hectares) de laranja, sendo que, desta quantia, 90% estão em plena produção. Atualmente, o município produz em torno de 30 milhões de quilos de laranja por ano. Desta quantia, 30% se destina ao mercado in natura, e o restante é utilizado no processamento de suco.



POPULAÇÃO (Censo IBGE)

A população atual é de 5.289 habitantes; destes, aproximadamente 77,6% reside em área rural, distribuídos em cerca de 26 aglomerados rurais maiores. A densidade demográfica é de 23,53 hab/km². A média é de 3,16 habitantes por domicílio.

HIDROGRAFIA

Liberato Salzano pertence à região hidrográfica do Rio Uruguai, na bacia hidrográfica do Rio da Várzea. A bacia hidrográfica do Rio da Várzea abrange 55 municípios, uma área de drenagem de 9.324 Km² e com uma população de 328.057 habitantes. As atividades econômicas são predominantemente agrícolas, com lavouras de soja, trigo e milho, bem como avicultura e suinocultura e considera-se que o rio da Várzea possua bom potencial hidrelétrico. 

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea foi criado pelo Decreto Estadual Nº 43.488, de 08 de dezembro de 2004, sob o gerenciamento da URI – Universidade Regional Integrada de Frederico Westephalen.

CLIMA

Segundo o sistema Köppen, o Rio Grande do Sul se enquadra na zona fundamental temperada ou “CF”, ou úmido. Esse tipo se subdivide em duas variedades específicas, ou seja “Cfa” e “Cfb”. Desta forma, de acordo com a classificação de Köppen, o estado fica dividido em duas áreas climáticas, “Cfa” “Cfb”, sendo que a variedade “b” se restringe ao planalto basáltico superior e ao escudo Sulrio-grandense-Uruguaio, enquanto que as demais áreas pertencem à variedade “a”.  

O município de Liberato Salzano se enquadra na classificação "Cfa", que se caracteriza por apresentar chuvas durante todos os meses do ano e possuir a temperatura do mês mais quente superior a 22 ºC.

Conforme o Plano Ambiental do município, o clima de Liberato Salzano é temperado, com estações bem definidas, principalmente entre inverno e verão, quando já foram registradas temperaturas de até 40 ºC, no verão, como máxima, e 0 ºC, como mínima, durante o inverno. A temperatura média anual é de 19 ºC e a precipitação média anual é de 1.500 mm. Sendo os meses de final do inverno e os de início da primavera os mais chuvosos, e os de final do verão e início de outono os mais secos. A umidade relativa do ar oscila entre 70% a 90% nos meses de maior precipitação pluviométrica, e de 50% a 60% nos meses menos chuvosos.

Compartilhe!