RSS Liberato Salzano - RS Notícias de Liberato Salzano/RS Mon, 19 Aug 2019 09:08:57 -0300 Mon, 19 Aug 2019 09:08:57 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://liberatosalzano.rs.gov.br/rss Junta de Serviço Militar salzanense recebe visita de orientação técnica Tue, 06 Aug 2019 09:59:10 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1197/?junta-de-servico-militar-salzanense-recebe-visita-de-orientacao-tecnica.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1197/?junta-de-servico-militar-salzanense-recebe-visita-de-orientacao-tecnica.html Na quinta-feira, 01 de agosto, a Junta de Serviço Militar (JSM) de Liberato Salzano recebeu a visita do 1º Tenente Doriétson Braga Loiola, Chefe do PRM 03/002, e do Soldado Robson Cassol do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) de Santo Ângelo. Na oportunidade, foi realizada inspeção na junta, bem como orientações para o pleno desenvolvimento do trabalho ali realizado.

Presidente da JSM, Prefeito Municipal Sr. Gilson de Carli, Vice-Prefeito Sr. Valdir Zottis e a Secretária da Junta, Srta. Suelen Cardoso, agradecem a visita e se colocam a disposição ao PRM de Santo Ângelo.

]]>
Governo Municipal realiza entrega de auxílio financeiro para construção de passeio público Tue, 30 Jul 2019 14:42:12 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1196/?governo-municipal-realiza-entrega-de-auxilio-financeiro-para-construcao-de-passeio-publico.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1196/?governo-municipal-realiza-entrega-de-auxilio-financeiro-para-construcao-de-passeio-publico.html A secretária municipal da Fazenda, Laura Casarroto, acompanhada do fiscal tributário, Tiago Piran, realizou a entrega de mais cinco auxílios financeiros aos moradores da cidade, para a construção de passeios públicos, nos nos termos da Lei Ordinária 3576/18. O auxílio busca incentivar à melhoria das condições dos passeios, a fim de facilitar o deslocamento das pessoas e proporcionar o embelezamento da cidade.

Receberam os cheques no mês de junho, os salzanenses Lido Dal Santo, Zelide Puton, Alisson Bertuol, Marili Dessoti Puton e Simone Marcon.

O governo municipal já pagou mais de 1.500 m² de passeio, desde janeiro. Os interessados poderão obter as informações necessárias para o recebimento do auxílio na Prefeitura Municipal ou pelo telefone 3755 1133.

]]>
Secretaria Municipal de Educação promove formação para a rede pública de ensino Mon, 29 Jul 2019 15:27:58 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1195/?secretaria-municipal-de-educacao-promove-formacao-para-a-rede-publica-de-ensino.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1195/?secretaria-municipal-de-educacao-promove-formacao-para-a-rede-publica-de-ensino.html No período de férias escolares, a Secretaria Municipal de Educação, promoveu um espaço de formação para os professores e monitores da rede pública de ensino, com o objetivo de aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula. A formação aconteceu na segunda-feira (22) e na terça-feira (23), na Escola M. de E. F. Tomé de Souza e contou com a participação da Escola M. de E. F. Henrique Dias, Escola. M. de E. F. Duarte da Costa, Escola M. de E. I. Paraíso Infantil e Associação dos Deficientes de Liberato Salzano.

Na encontro, alguns professores apresentaram seus trabalhos para mudança de classe. Durante a formação também discutiram sobre os regimentos escolares, adaptando o Projeto Político Pedagógico (PPP) de acordo com a normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. Assim, os currículos de todas as redes públicas e particulares devem ter a BNCC como referencial.

Na terça-feira, o médico Kleber Ribeiro, ministrou aos professores e monitores da Escola M. de E. I. Paraíso Infantil, uma palestra sobre primeiros socorros, para que os mesmos sejam capazes de dar o primeiro atendimento de forma correta em casos de emergência.

A coordenadora pedagógica, Liliane Barbosa, destaca o quanto a formação é importante para os docentes. “Nosso intuito é sempre buscar alternativas para oferecer aos nossos alunos educação de qualidade. Por isso, nos dois dias, eles puderam trocar vivências e adquirir mais conhecimento. Foi um momento de socialização, que irá agregar tanto na vida pessoal, como profissional.”, complementa ela.
 
]]>
Jovens realizam juramento à Bandeira em Liberato Salzano Tue, 23 Jul 2019 17:00:55 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1194/?jovens-realizam-juramento-a-bandeira-em-liberato-salzano.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1194/?jovens-realizam-juramento-a-bandeira-em-liberato-salzano.html Na tarde de sexta-feira (19/07), foi realizada a Cerimônia de Juramento à bandeira dos jovens salzanenses, nascidos em 2001,  dispensados do serviço militar.

Os 30 jovens prestaram o juramento no auditório da Câmara de Vereadores de Liberato Salzano e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI.

Na oportunidade, a secretária da Junta do Serviço Militar, Suelen Rodrigues Cardoso falou da importância da solenidade para os jovens. O vice-presidente do legislativo, Adilio Jacó Pastório,  participou da cerimônia. 
]]>
Têm início os cursos do Programa Estação Juventude 2.0 em Liberato Salzano Tue, 23 Jul 2019 09:52:16 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1193/?tem-inicio-os-cursos-do-programa-estacao-juventude-20-em-liberato-salzano.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1193/?tem-inicio-os-cursos-do-programa-estacao-juventude-20-em-liberato-salzano.html Iniciaram no mês de julho os cursos, ofertados pelo programa Estação Juventude 2.0, em Liberato Salzano. O programa, que seguirá um cronograma até o próximo ano, conta com curso preparatório para o Enem, além de cursos de inglês, música, maquiagem básica, manicure e pedicure. Cada curso está disponível em dois horários por semana.

O programa Estação Juventude 2.0 oferece diversos serviços para promover a inclusão e emancipação dos jovens. Os inscritos também participam de palestras com temas relacionados à sucessão familiar, gestão da propriedade agrícola e comercial, empreendedorismo, e temáticas motivacionais e profissionalizantes. A próxima palestra está prevista para acontecer no dia 06 de agosto, nos turnos da tarde e noite. 

A assistente do programa, em Liberato Salzano, Eliane Medina, destaca o quanto o programa é importante para a juventude. “O município é carente de ações voltados aos jovens, e nesse sentido a Estação Juventude 2.0, foi implementada para buscar a inclusão deles, por meio das oficinas e das atividades culturais. Esperamos que eles aproveitem essa oportunidade e continuem se inscrevendo e participando”, ressalta ela. 

Ainda há inscrições abertas para todos os cursos. Para se inscrever o interessado deve levar seu RG, CPF e um comprovante de residência, no espaço da Estação Juventude 2.0, localizado no térreo da Câmara de Vereadores. Todos os cursos são gratuitos para jovens de 15 a 29 anos.

Além de assegurar a participação no programa, que conta com certificação emitido pelo Senac-RS ao final, os inscritos terão direito ao ID Jovem, que permite benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos, vagas gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais, dentre outros descontos/benefícios.
]]>
Final do 3º Concurso de Oratória é realizada em Liberato Salzano Mon, 22 Jul 2019 16:00:28 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1192/?final-do-3o-concurso-de-oratoria-e-realizada-em-liberato-salzano.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1192/?final-do-3o-concurso-de-oratoria-e-realizada-em-liberato-salzano.html “Desigualdade social: impactos na formação cidadã” é o tema do 3º Concurso de Oratória, que aconteceu na tarde de quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Liberato Salzano. O concurso é um projeto promovido pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFIM), em parceria com o Colégio Dr. Liberato Salzano, Secretaria Municipal da Fazenda e Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do concurso é desenvolver, nos alunos e na comunidade, a consciência de suas responsabilidades como cidadão, na busca de promover a sensibilização na prática de atitudes, por meio de exercícios que possibilitem a reflexão do tema, bem como a habilidade de falar em público.

Na abertura do evento, a secretária da fazenda, Laura Casarotto, ressaltou a qualidade do projeto em Liberato Salzano, que já está em sua 3º edição, e parabenizou toda a equipe e os alunos pela participação. A secretária destacou também o quanto essa parceria entre o colégio e as secretarias é importante para que a comunidade escolar tenha a oportunidade de debater temas como esse. 

No ano passado o município conquistou o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, resultado do 1º Concurso de Oratória, realizado em 2017. A professora Simone Seguetto, organizadora das edições anteriores e jurada neste ano de 2019, destacou o quanto se sente emocionada e feliz em ver que o projeto teve continuidade. “Me sinto honrada em ter sido convidada para participar da mesa de jurados desta terceira edição. Parabenizo toda a equipe envolvida neste projeto, que proporciona aos alunos a oportunidade deles serem protagonistas, ao falarem de assuntos importantes para a comunidade, como este, que aborda as formas de desigualdade, que geram impacto na sociedade e na formação do cidadão”, acrescentou ela. 

A jurada também comentou sobre a qualidade dos textos apresentados pelos alunos, durante a tarde. “Parabéns aos participantes que se desafiaram a trabalhar com este tema, que debateram e se dedicaram durante meses para expor seu texto no concurso”, concluiu Simone. 

A mesa de jurados, foi composta pela fonoaudióloga, Luana Tomazini, pelo disseminador de educação fiscal, Paulo Roberto Sanches e pela professora, Simone Seguetto. Os critérios avaliados pelos jurados foram postura, fidelidade ao tema, conteúdo, apresentação e tempo. Esses critérios somaram 80% da nota, que foi complementada pela avaliação do público. Um aluno de cada turma participante e a representante dos professores, Marisete Dal’ Santo, participaram da votação. 

A relações públicas e servidora pública municipal, Angélica Kanieski, cronometrou o tempo de cada apresentação. Os alunos, tiveram um tempo estipulado de 3 a 5 minutos para expor seu texto. 

Após a apresentação dos 15 alunos, os melhores colocados receberam premiações em dinheiro: 

Luiz Guilherme da Anunciação Vedoy - R$ 300,00 e troféu.
2º Ana Luiza Ascoli Techio - R$ 200,00 
2º Luiz Felipe Zorzi Madaloz - R$ 200,00 
3º Yasmin Mangoni - R$ 150,00
4° Maiqueli Pressi Brizolla - R$ 100,00

Houve um empate técnico na segunda colocação, por isso ambos os participantes receberam R$ 200,00. Todos os alunos que participaram receberam certificado e um prêmio de participação. 

O aluno ganhador do concurso, do 3º ano B, Luiz Guilherme de Anunciação Vedoy, destacou que o município está de parabéns por ter implementado um projeto engrandecedor como este, para os alunos. “Talvez em grandes escolas não teríamos oportunidades como esta, de expor e defender as nossas ideias.” Quanto a classificação no concurso Luiz ressalta: “todos nós somos vencedores por termos participado, independentemente da colocação.”

Participaram do evento, o vice-prefeito, Valdir Antonio Zottis; a subsecretaria municipal de educação, Liliane Barbosa; a secretaria municipal da fazenda, Laura Casarotto; a diretora do Colégio Dr. Liberato Salzano, Rosicler de Carli; o presidente do legislativo, José Clóvis da Silva e demais vereadores. 
]]>
Abertas inscrições para Processo Seletivo em Liberato Salzano Thu, 18 Jul 2019 11:26:44 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1191/?abertas-inscricoes-para-processo-seletivo-em-liberato-salzano.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1191/?abertas-inscricoes-para-processo-seletivo-em-liberato-salzano.html A Prefeitura Municipal de Liberato Salzano abriu inscrições, para o processo seletivo, para empregos públicos do quadro geral de Empregados Públicos da Prefeitura Municipal. A realização da prova objetiva está prevista para o dia 29 de setembro. 

A empresa Objetiva Concursos é responsável pelo certame. A inscrição deve ser realizada apenas via internet, pelo site www.objetivas.com.br, do dia 18 de julho de 2019 até o dia 16 de agosto de 2019. 

No site os interessados também terão acesso ao edital e seus anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição. Antes de inscrever-se o candidato deverá ler atentamente o edital e seus anexos para certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 150,00. As vagas são para nível médio: Agente Comunitário de Saúde (Entrevistador), Agente de Combate às Endemias, Visitador(a) do PIM, Visitador(a) do PIM (área indígena).

O edital está disponível em anexo. 


]]>
Prefeitura de Liberato Salzano abre inscrições para concurso público Thu, 18 Jul 2019 10:40:39 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1190/?prefeitura-de-liberato-salzano-abre-inscricoes-para-concurso-publico.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1190/?prefeitura-de-liberato-salzano-abre-inscricoes-para-concurso-publico.html Estão abertas as inscrições, do concurso público, para preenchimento de cargos efetivos do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal e do quadro do Magistério Municipal em Liberato Salzano. As provas objetivas serão realizadas no dia 29 de setembro. 

São 19 vagas para profissionais com ensino fundamental, médio e superior. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação.
 
A empresa Objetiva Concursos é responsável pelo certame. A inscrição deve ser realizada apenas via internet, pelo site www.objetivas.com.br, do dia 18 de julho de 2019 até o dia 16 de agosto de 2019. 
 
No site os interessados também terão acesso ao edital e seus anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição. Antes de se inscrever o candidato deve ler atentamente o edital e seus anexos para se certificar de que possui todas as condições e pré-requisitos.
 
Valor da inscrição: para os cargos de nível fundamental/alfabetizado é R$ 103,50. Para nível médio e/ou técnico o valor é R$ 150,00. Para os cargos de nível superior a inscrição é de R$ 175,00. Doadores de medula óssea e candidatos com baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135/2007, são isentos de taxa.
 
Sobre as vagas
 
Nível superior:
Médico Veterinário, Psicopedagogo, Professor de Artes, Professor de Língua Portuguesa. 
 
Nível médio e/ou técnico:
Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Obras e Posturas, Monitor de Alunos com Necessidades Especiais, Monitor Escolar, Secretário de Escola. 
 
Nível fundamental/alfabetizado:
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Operário, Zelador. 
 
O edital está disponível em anexo. 
]]>
Administração Municipal atende demanda solicitada por Prefeita e Vice-Prefeita Mirim Wed, 17 Jul 2019 10:50:28 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1189/?administracao-municipal-atende-demanda-solicitada-por-prefeita-e-vice-prefeita-mirim.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1189/?administracao-municipal-atende-demanda-solicitada-por-prefeita-e-vice-prefeita-mirim.html A primeira demanda, solicitada pela prefeita mirim, Ricielly Nath, e vice-prefeita mirim, Maria Eduarda Cadore, da Escola M. de E. F. Henrique Dias, foi atendida pelo Poder Público Municipal. As estudantes participam do projeto “preparando os alunos para o exercício da cidadania”, onde os estudantes escolhem por meio do voto direto, o executivo e o legislativo mirim. O objetivo é que os alunos desenvolvam autonomia em processos de decisão e aprendam a fazer a gestão de crises no espaço escolar, além de cuidar do patrimônio público.

Com base no plano de governo desenvolvido por elas, as alunas apresentaram ao prefeito, Gilson de Carli,  a ideia de construir um coberto entre a escola e o ginásio e um na entrada da escola. A melhoria na infraestrutura foi construída pelo setor de obras do município e já está finalizada. 

A prefeita mirim, Ricielly Nath, demonstra a satisfação em ver a demanda sendo construída. “Quando vimos que a cobertura começou a ser realizada, percebemos a importância de participar desse projeto. Sentimos orgulho de ter sido uma demanda nossa e que os próximos alunos da escola poderão usufruir”, comenta Ricielly.

A ideia de construir o coberto, surgiu dos próprios alunos da escola e foi avaliada como prioridade pela prefeita e vice-prefeita mirim. “Desde o início, na construção do plano de governo, procuramos ouvir nossos colegas para saber quais melhorias seriam mais importantes, para assim construir uma escola melhor junto com eles”, destaca a vice-prefeita mirim, Maria Eduarda Cadore.

O prefeito, Gilson de Carli, acredita que atendendo a reivindicações como essas os alunos se sentem mais motivados. “Precisamos observar as necessidades dos estudantes além dos métodos de ensino. Esse incentivo, por meio do projeto que está sendo desenvolvido na escola, também colabora no desempenho deles, por isso estamos sempre ouvindo as demandas e dando suporte no que precisa ser ajustado”, explica ele. 

As alunas também destacam que o projeto possibilitou esse contato maior entre os alunos e chefe do executivo. “Sempre tivemos ideias do que poderia ser melhorado na escola, mas antes do projeto não tínhamos a oportunidade de levar elas até o Poder Público Municipal”, acrescenta a prefeita mirim. 

Participam do projeto os estudantes do 5° ao 8° ano do ensino fundamental da Escola M. de E. F. Henrique Dias. A ação é coordenada pelas professoras da escola, Elisângela Raimundi e Daniela Pizzi, com o apoio das representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Janete Mara Bianchin Gomes e Liliane Barbosa.

A professora, Elisângela Raimundi ressalta o quanto o projeto é importante e contribui na formação cidadã dos alunos. “Ao participar do projeto eles se sentem mais integrados no espaço escolar” complementa a professora. 

Outras ações específicas são desenvolvidas pelas estudantes, como a organização dos horários para utilização do ginásio, no intervalo escolar, e a promoção de eventos para os alunos da escola. “Por meio dessa prática e ações do dia a dia eles adquirem experiências e se tornam críticos participativos”, explica a professora Daniela Pizzi. 

Mais demandas estão sendo avaliadas pelas estudantes para serem apresentadas ao governo municipal, entre elas a implementação de uma biblioteca itinerante e a arborização do campo de futebol, que está localizado próximo a escola. 

As alunas permanecem por dois anos na função. “Nosso intuito é colocar em prática nossos projetos para demonstrar que a escola pode se tornar um lugar melhor. Esperamos que esse projeto continue depois da nossa gestão”, enfatiza a prefeita-mirim. 
]]>
Investimentos em suinocultura no município são debatidos em reunião Tue, 16 Jul 2019 10:01:49 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1188/?investimentos-em-suinocultura-no-municipio-sao-debatidos-em-reuniao.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1188/?investimentos-em-suinocultura-no-municipio-sao-debatidos-em-reuniao.html Com o objetivo de aumentar os investimentos em suinocultura no município, a Secretaria Municipal de Agricultura promoveu na tarde de segunda-feira (15), um evento que reuniu agricultores, representantes das instituições financeiras e técnicos da empresa Seara/JBS, de Seberi. O governo municipal já tem dado fomento às atividades de suinocultura, oferecendo a terraplanagem aos produtores rurais e prestando a assistência técnica necessária. Atualmente são 9 pocilgas, com capacidade para alocar em torno de 6 mil suínos. 

Durante a reunião, o secretário  municipal de agricultura, Valcir Sacon, incentivou os agricultores a investir ainda mais nesta área, uma das mais lucrativas no setor agropecuário. Os representantes do Sicredi, Cresol e Banrisul, apresentaram, aos mais de 60 agricultores presentes, as propostas de financiamentos disponíveis. Ao expor suas linhas de crédito, as entidades buscaram oferecer diferentes alternativas aos agricultores interessados em construir pocilgas, em Liberato Salzano. 

O prefeito, Gilson de Carli, destacou que esses investimentos estão sendo viáveis no município devido à obra da ponte, que deve ser concluída em 60 dias e diminuirá a distância entre Liberato Salzano e Seberi, município onde a empresa JBS abaterá os suínos. “Em torno de 80% da nossa população reside no meio rural, por isso devemos considerar o quanto os investimentos nessa cultura são importantes aos pequenos produtores. Para que nosso município continue em pleno desenvolvimento precisamos buscar conhecimento e recursos para projetos como esses, que vem ao encontro do progresso da nossa região”, acrescentou Gilson. 

O técnico da Seara/JBS, Amarildo Albarello, conversou com os produtores rurais sobre a definição de estratégias para atender a demanda dos interessados em construir pocilgas. Na oportunidade, os produtores puderam sanar suas dúvidas e solicitar a visita em suas propriedades, para que seja realizada a avaliação dos investimentos necessários na construção da infraestrutura.

Participaram do evento, além dos produtores rurais, das instituições financeiras, e dos técnicos da JBS, o prefeito, Gilson de Carli, o secretário municipal de agricultura, Valcir Sacon, o secretário municipal de obras e viação, Adir Marcolan, o presidente do legislativo, José Clóvis da Silva, e demais vereadores. 
]]>