RSS Liberato Salzano - RS Notícias de Liberato Salzano/RS Thu, 04 Mar 2021 11:56:50 -0300 Thu, 04 Mar 2021 11:56:50 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://liberatosalzano.rs.gov.br/rss BANDEIRA PRETA Fri, 26 Feb 2021 18:04:04 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1342/?bandeira-preta.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1342/?bandeira-preta.html Com a decisão de suspender temporariamente a cogestão regional, a partir deste sábado (27/2), e de antecipar a vigência do mapa da 43ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado também para sábado, todas as regiões do Rio Grande do Sul deverão seguir os protocolos de bandeira preta pelo menos até 7 de março.

As medidas foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira (25/2) diante do crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares, o que já levou ao esgotamento de UTIs em algumas regiões. 

A intenção da bandeira preta do Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias. Não é o mesmo que decretar lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns Estados e em outros países, mas impõe medidas mais rígidas para conter a circulação do vírus. 

A suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, determinada na segunda-feira (22/2), também será mantida pelo menos até as 5h do dia 2 de março. O governo do Estado ainda estuda a prorrogação da medida. 

O que muda nas regiões em bandeira preta

Conforme decreto publicado na segunda-feira (22), a bandeira preta permite o ensino presencial em escolas de Ensino Infantil e em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota.

A exceção é o atendimento  individualizado e sob agendamento para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão).

O decreto de segunda-feira também incluiu a autorização expressa de atividade presencial de equipe mínima de funcionários nos diferentes níveis de ensino exclusiva para a manutenção do acesso à educação (por ex.: entrega de material).

No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.

Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos.

O comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições – respeito a um distanciamento maior entre as pessoas. 

O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados.

Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.

No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.

Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

As áreas comuns em condomínios prediais, residenciais e comerciais ficam fechadas. No caso de academias situadas em condomínios, o atendimento pode ser feito de forma individualizada ou entre coabitantes. Os serviços de manutenção predial, por exemplo, podem permanecer funcionando.

Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.

Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas

Veja a comparação de protocolos entre bandeira preta e vermelha



Confira quais são as atividades consideradas essenciais conforme decreto


]]>
ATENÇÃO Wed, 24 Feb 2021 10:34:34 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1341/?atencao.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1341/?atencao.html Em decorrência da incidência de casos de covid-19 em familiares de funcionários da secretária de obras, o que resultou no afastamento de alguns funcionários, o parque de máquinas estará fechado para atendimento ao público, pedimos a compreensão da população e desde já reiteramos os pedidos para que sejam seguidos os decretos e protocolos de distanciamento, uso de máscaras, álcool gel.

Vencer o Corona Vírus, depende de todos nós!

]]>
ENCAMINHAMENTO DE SEGURO DESEMPREGO PELA INTERNET Fri, 19 Feb 2021 16:35:23 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1340/?encaminhamento-de-seguro-desemprego-pela-internet.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1340/?encaminhamento-de-seguro-desemprego-pela-internet.html Devido a grande procura de atendimento na agência do FGTAs/SINE de Sarandi/RS e procurando resguardar a população, dado o aumento de casos do Covid-19, estamos orientando a população a fazer o acesso e cadastramento de Seguro Desemprego pela Internet.

As pessoas que procurarem a agência de Sarandi/RS serão direcionadas ao atendimento digital, não sendo atendidas de forma presencial.

Devido aos novos casos de COVID/19 na região, e por ser a agência de Frederico Westphalen considerada de referência para o nosso Município.

Basta o trabalhador acessar a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL e fazer a solicitação sem sair de casa.

https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect=trabalhador.carteira

Informamos ainda que o Município ira procurar alternativas para que o atendimento dessas demandas pemaceça em nosso município evitando assim que as pessoas se desloquem para Sarandi ou Frederico Wesphalen sem necessidade.

]]>
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO IBGE Fri, 19 Feb 2021 16:12:43 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1339/?processo-seletivo-simplificado-ibge.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1339/?processo-seletivo-simplificado-ibge.html
Hoje iniciam as inscrições, para os cargos de ACM e ACS, do PSS do Censo Demográfico 2021!!!

As Inscrições para ACM e ACS vão de 19 de fevereiro a 15 de março, no site do Cebraspe; https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE

Escolaridade: ensino médio concluído;

A Remuneração é de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS.

As Provas objetivas serão aplicadas presencialmente em 18 de abril, para ACM e ACS, seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19.

O Período de trabalho do ACM e ACS será de até 5 meses! Previsão de início em 31/05/2021

Participe! Você faz toda a diferença!

Leia o edital antes de se inscrever e para conhecer todo o quadro de vagas.]]>
BOLETIM COVID 8/01/2021 Fri, 08 Jan 2021 21:19:53 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1338/?boletim-covid-8012021.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1338/?boletim-covid-8012021.html BOLETIM COVID Fri, 08 Jan 2021 07:43:04 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1337/?boletim-covid.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1337/?boletim-covid.html AVISOS DA SECRETARIA DA AGRICULTURA Thu, 07 Jan 2021 16:25:19 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1336/?avisos-da-secretaria-da-agricultura.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1336/?avisos-da-secretaria-da-agricultura.html

- Interessados em sementes de milho no sistema troca-troca, variedades convencionais, pronta entrega, para grão e silagem comparecer junto a Secretaria da Agricultura.

-Pedidos de Alevinos poderão ser efetuados até o dia 12 de fevereiro com entrega prevista para o dia 18 de fevereiro.

- Interessados em caixas para abelhas com ferrão e sem ferrão fazer pedido junto a Secretaria da Agricultura.

]]>
VEREADOR ALTAIR GARCIA ENCAMINHA PEDIDO À PREFEITA Thu, 07 Jan 2021 10:06:54 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1335/?vereador-altair-garcia-encaminha-pedido-a-prefeita.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1335/?vereador-altair-garcia-encaminha-pedido-a-prefeita.html Em visita realizada na tarde de terça-feira, 5 de janeiro, o Vereador representante da área indígena Rio da Várzea, Altair Garcia(PDT), acompanhado de Tiago Lopes e Luis Cadette, foram recebidos no gabinete, pela prefeita Juliane Pensin e Vice Fochezatto. Na oportunidade o vereador encaminhou reinvindicação à prefeita que requer melhorias na terra planagem onde será edificada a quadra esportiva da escola Francisco Kajeró, que atende a comunidade Kaigang.
A prefeita comprometeu-se em determinar a execução dos trabalhos a fim de viabilizar o andamento da obra.

]]>
CACIQUE FAZ VISITA DE CORTESIA À NOVA PREFEITA Thu, 07 Jan 2021 09:49:11 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1334/?cacique-faz-visita-de-cortesia-a-nova-prefeita.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1334/?cacique-faz-visita-de-cortesia-a-nova-prefeita.html Na manhã de segunda-feira, 4 de janeiro, a Prefeita Juliane Pensin, acompanhada pelo vice Fochezatto, recebeu em seu Gabinete o Cacique Indígena Antônio da Silva. O Cacique, que veio acompanhado pelo Secretário da Agricultura Valdir Zotis, desejou sucesso à prefeita colocando a comunidade indígena Rio da Várzea à disposição da nova administração para colaborar com que o que for necessário.

A Prefeita Juliane agradeceu a visita e da mesma forma colocou-se à disposição para atender as demandas do povo Kaigang.

]]>
JULIANE PENSIN ASSUME O MUNICÍPIO DE LIBERATO SALZANO Wed, 06 Jan 2021 10:30:01 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1333/?juliane-pensin-assume-o-municipio-de-liberato-salzano.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1333/?juliane-pensin-assume-o-municipio-de-liberato-salzano.html Em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, no dia 1º de janeiro, tomou posso a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita no município de Liberato Salzano. Ao lado do vice Fochezatto(PT), Juliane Pensin(PP) foi eleita com uma vantagem de 457 votos e comandará o município pelos próximos 4 anos.

Ao lado da nova equipe de governo a Prefeita recém empossada recebeu as chaves da prefeitura das mãos do ex-prefeito Gilson de Carli. À frente das secretarias estarão Marlon Marcolan – Obras, Valdir Antônio Zottis – Agricultura, Marilene Menegon – Assistência Social, Graziane Cenci – Saúde, Belamar Anziliero – Educação, Rafael Sacriot – Administração, Alex Cescon – Habitação e Marcos da Silva – Fazenda. A Assessoria Jurídica será comandada pela Advogada Elenara Marcolan Dal Conte.

Em seu discurso de posse a Prefeita Juliane declarou um Governo conciliador, voltado aos interesses coletivos, sem discriminação e sem perseguições.

Ao iniciar os trabalhos, no dia 4 de janeiro, a prefeita determinou expediente interno, até 8 de janeiro, a fim de tomar ciência da situação administrativa, tendo em vista que não houve transição. Segundo ela, muitos são os pontos não esclarecidos pelo governo anterior que requerem total atenção da atual administração.

]]>