RSS Liberato Salzano - RS Notícias de Liberato Salzano/RS Thu, 21 Oct 2021 23:46:49 -0300 Thu, 21 Oct 2021 23:46:49 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://liberatosalzano.rs.gov.br/rss Jovens têm até AMANHÃ para se alistar Mon, 30 Aug 2021 11:10:47 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1349/?jovens-tem-ate-amanha-para-se-alistar.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1349/?jovens-tem-ate-amanha-para-se-alistar.html Jovens que completam 18 anos neste ano de 2021 têm até AMANHÃ 31/08 para realizar seu alistamento. Acesse alistamento.eb.mil.br conclua seu alistamento e procure a Junta de Serviço Militar mais próxima munido de seus documentos pessoais e fique em dia com suas obrigações militares.


Documentos necessários para realizar o Alistamento:
RG e CPF
Uma foto 3X4 recentes
Comprovante de residência atualizado.
* Caso não possua algum dos documentos, informe-se na Junta mais próxima.



É importante lembrar que quem não se alista dentro do prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:

  • Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.



]]>
RAIVA EM BOVINOS Wed, 25 Aug 2021 16:46:51 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1348/?raiva-em-bovinos.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1348/?raiva-em-bovinos.html A Raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico. O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus, sendo que essa espécie é abundante em regiões de exploração pecuária. Os herbívoros também podem, em raras situações, infectar-se pela agressão de cães, gatos e outros animais silvestres raivosos (infectados pelo vírus da Raiva).

No Brasil, a raiva dos bovinos (herbívoros) pode ser considerada endêmica e em graus diferenciados, de acordo com a região. Desde que foi identificada em nossos rebanhos, a Raiva tem acarretado importantes prejuízos ao patrimônio pecuário nacional, demandando firme compromisso da sociedade brasileira na busca do seu efetivo controle. Para isso, os produtores devem ter o hábito de monitorar, em seus animais, a presença de lesões provocadas por morcegos hematófagos (mordeduras).

No RS, em 2019, foram registrados 57 focos de raiva herbívora em 31 municípios no Rio Grande do Sul, a saber: Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Camaquã, Candelária, Canudos do Vale, Cerro Grande do Sul, Cruz Alta, Dezesseis de Novembro, Espumoso, Forquetinha, Ibirapuitã, Ivoti, Jacuizinho, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Não Me Toque, Passo do Sobrado, Progresso, Riozinho, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Sapiranga, Sentinela do Sul, Serafina Corrêa, Sertão Santana, Soledade, Santo Antônio da Patrulha, Tio Hugo, Travesseiro, Vale do Sol e Venâncio Aires. Os municípios com maior número de focos fora Soledade, Espumoso, Santo Antônio da Patrulha, Ivoti e Lindolfo Collor. O maior número de casos de raiva ocorreu no outono seguido do inverno no ano de 2019, já os meses com maior número de casos foram abril (17), maio (9) e julho (8).

Notificação da ocorrência de Raiva

O proprietário deverá notificar de imediato, ao Serviço Veterinário Oficial, a ocorrência ou a suspeita de casos de raiva, assim como a presença de animais atacados por morcegos hematófagos ou a existência de abrigos desses morcegos. A não notificação coloca em risco a saúde dos rebanhos da região, podendo expor o próprio homem à enfermidade. Sendo a raiva uma enfermidade de notificação compulsória (obrigatória), caberá sanção legal ao proprietário que não cumprir com esta obrigatoriedade. Quando se suspeita de raiva em um animal é indispensável recorrer a um veterinário da Inspetoria Veterinária do município (IDA e EDA) para a realização de uma necropsia e coleta de material para exames laboratoriais e confirmação da doença.

Sinais Clínicos nos Herbívoros

Passado o período de incubação, podem surgir diferentes sinais da doença, sendo a paralisia o mais comum, porém pode ocorrer a forma furiosa, que leva o animal a atacar outros animais ou seres humanos. O sinal inicial é o isolamento do animal, que se afasta do rebanho, apresentando certa apatia e perda do apetite, podendo apresentar-se de cabeça baixa e indiferente ao que se passa ao seu redor. Seguem-se outros sinais, como aumento da sensibilidade e prurido na região da mordedura, mugido constante, tenesmo, hiperexcitabilidade, aumento da libido, salivação abundante e viscosa e dificuldade para engolir (o que sugere que o animal esteja engasgado). Com a evolução da doença, apresenta movimentos desordenados da cabeça, tremores musculares e ranger de dentes, midríase com ausência de reflexo pupilar, incoordenação motora, andar cambaleante e contrações musculares involuntárias. Após entrar em decúbito, o animal não consegue mais se levantar e ocorrem movimentos de pedalagem, dificuldades respiratórias, opistótono (cabeça e pescoço formam uma posição em arco côncavo para trás), asfixia e finalmente a morte, que ocorre geralmente entre 3 a 6 dias após o início dos sinais, podendo prolongar-se, em alguns casos, por até 10 dias.

Uma vez iniciados os sinais clínicos da raiva, nada mais resta a fazer, a não ser isolar o animal e esperar sua morte, ou sacrificá-lo na fase agônica. Nunca se deve aproveitar para consumo a carne de animais com suspeita de raiva. A manipulação da carcaça de um animal raivoso oferece risco elevado, especialmente para os profissionais nos açougues, cozinheiros, ou funcionários da indústria de transformação de carnes. Deve-se ter extrema cautela ao lidar com animais suspeitos, pois pode haver perigo quando pessoas não preparadas manipulam a cabeça e o cérebro ou introduzem a mão na boca dos animais, na tentativa de desengasgá-los. Caso isso ocorra, deve-se procurar imediatamente um Posto de Saúde para atendimento.

Tratamento

Não há tratamento e a doença é invariavelmente fatal, uma vez iniciados os sinais clínicos. Somente para o homem, as vacinas antirrábicas são indicadas para tratamento pós-exposição. Há também o recurso da aplicação de soro antirrábico homólogo (HRIG) ou heterólogo. A imunidade passiva, conferida pela imunoglobulina antirrábica, persiste, no máximo, por apenas 21 dias.

Vacinação

Na profilaxia da raiva dos herbívoros, será utilizada vacina inativada, na dosagem de 2 (dois) ml, administrada pelo proprietário, através da via subcutânea ou intramuscular. Nas áreas de ocorrência de raiva, a vacinação será adotada sistematicamente, em bovídeos e equídeos (cavalos) com idade igual ou superior a 3 (três) meses, sob a supervisão de Médico Veterinário (animais primo-vacinados deverão ser revacinados após 30 dias). O atestado de vacinação antirrábica será expedido por Médico Veterinário, sendo válido pelo período de proteção conferido pela vacina usada. A duração da imunidade das vacinas para uso em herbívoros, para efeito de revacinação, será de no máximo 12 (doze) meses. A vacinação dos bovinos deve ser associada à imunização dos demais animais existentes na propriedade, tais como cães, gatos, equídeos, suínos, caprinos e ovinos. Portanto, os produtores devem realizar a vacinação anualmente de todo o rebanho.

João Pereira Guahyba Bisneto
Médico Veterinário
CRMV-RS 13.062]]>
VIII Conferência Municipal de Assistência Social é hoje Tue, 20 Jul 2021 11:13:27 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1347/?viii-conferencia-municipal-de-assistencia-social-e-hoje.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1347/?viii-conferencia-municipal-de-assistencia-social-e-hoje.html Hoje a tarde, a partir das 13hs, estará sendo realizada a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Convidamos vossa senhoria para participar através do link: https://meet.google.com/zxu-ohfz-eod


Sua participação é muito importante!]]>
Prazo para alistamento militar obrigatório é prorrogado Tue, 29 Jun 2021 08:57:34 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1346/?prazo-para-alistamento-militar-obrigatorio-e-prorrogado.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1346/?prazo-para-alistamento-militar-obrigatorio-e-prorrogado.html Conforme Decreto Federal nº 10.731 de 28 de junho de 2021, jovens que completam 18 anos em 2021 têm até 31 de agosto para realizar seu alistamento. 

Para se alistar, o jovem deve acessar o link https://alistamento.eb.mil.br e seguir o passo-a-passo. Em seguida, após finalizar, o jovem deve procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima a fim de emitir a taxa de pagamento e solicitar seu documento definitivo. 

Lembre-se: o alistamento militar é OBRIGATÓRIO; caso não o realize, o jovem fica impedido de: 
obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
]]>
ATUALIZAÇÃO SOBRE A COLHEITA DE CITROS - SAFRA 2021 Wed, 23 Jun 2021 10:59:18 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1345/?atualizacao-sobre-a-colheita-de-citros---safra-2021.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1345/?atualizacao-sobre-a-colheita-de-citros---safra-2021.html Oferta de Curso Gratuito de Operador de Máquinas no Município é falsa Fri, 18 Jun 2021 08:49:22 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1344/?oferta-de-curso-gratuito-de-operador-de-maquinas-no-municipio-e-falsa.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1344/?oferta-de-curso-gratuito-de-operador-de-maquinas-no-municipio-e-falsa.html Há alguns dias está sendo veiculado na rede social facebook um post que oferta cursos gratuitos à população salzanense, no entanto, esta postagem é FALSA. 

Todas as informações de cursos, processos seletivos, concursos e afins, são noticiadas no site oficial do município. 

Fique atento: tome cuidado ao clicar em links suspeitos e fornecer informações pessoais. Em caso de dúvidas, procure a Prefeitura Municipal. ]]>
I Concurso de Contação de Histórias Wed, 31 Mar 2021 14:43:21 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1343/?i-concurso-de-contacao-de-historias.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1343/?i-concurso-de-contacao-de-historias.html Contação de Histórias é a arte de narração oral, capaz de despertar o imaginário do ouvinte por meio da imagem de personagens e de diversos elementos que compõe a história.

O I Concurso de Contação de Histórias, cujo tema é “QUEM CONTA ENCANTA E ENSINA A RECONTAR”, é um evento voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Liberato Salzano, é um evento alusivo ao dia do Livro Infantil, que é comemorado no dia 18 de abril.

O Concurso tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias, além de possibilitar o surgimento de talentos que contribuirão para o cenário local nas manifestações culturais em prol do livro e da leitura.

Para participar do concurso, o participante gravará um vídeo contando uma história, com tema livre, podendo ela ser de autoria própria ou não. Com duração máxima de 30 minutos, o contador poderá utilizar fantoches, músicas e figuras para a encenação. Os melhores receberão premiação em dinheiro!

As inscrições iniciam em 1º de abril pelo e-mail bibliotecairesmarcolan@gmail.com, através do preenchimento da ficha de inscrição e envio do vídeo. Podem se inscrever alunos das redes estadual e municipal, terceira idade e ADLS. As inscrições encerram-se em 30 de abril.

Participe!

]]>
BANDEIRA PRETA Fri, 26 Feb 2021 18:04:04 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1342/?bandeira-preta.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1342/?bandeira-preta.html Com a decisão de suspender temporariamente a cogestão regional, a partir deste sábado (27/2), e de antecipar a vigência do mapa da 43ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado também para sábado, todas as regiões do Rio Grande do Sul deverão seguir os protocolos de bandeira preta pelo menos até 7 de março.

As medidas foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira (25/2) diante do crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares, o que já levou ao esgotamento de UTIs em algumas regiões. 

A intenção da bandeira preta do Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias. Não é o mesmo que decretar lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns Estados e em outros países, mas impõe medidas mais rígidas para conter a circulação do vírus. 

A suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, determinada na segunda-feira (22/2), também será mantida pelo menos até as 5h do dia 2 de março. O governo do Estado ainda estuda a prorrogação da medida. 

O que muda nas regiões em bandeira preta

Conforme decreto publicado na segunda-feira (22), a bandeira preta permite o ensino presencial em escolas de Ensino Infantil e em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota.

A exceção é o atendimento  individualizado e sob agendamento para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão).

O decreto de segunda-feira também incluiu a autorização expressa de atividade presencial de equipe mínima de funcionários nos diferentes níveis de ensino exclusiva para a manutenção do acesso à educação (por ex.: entrega de material).

No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.

Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos.

O comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições – respeito a um distanciamento maior entre as pessoas. 

O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados.

Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.

No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.

Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

As áreas comuns em condomínios prediais, residenciais e comerciais ficam fechadas. No caso de academias situadas em condomínios, o atendimento pode ser feito de forma individualizada ou entre coabitantes. Os serviços de manutenção predial, por exemplo, podem permanecer funcionando.

Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.

Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas

Veja a comparação de protocolos entre bandeira preta e vermelha



Confira quais são as atividades consideradas essenciais conforme decreto


]]>
ATENÇÃO Wed, 24 Feb 2021 10:34:34 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1341/?atencao.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1341/?atencao.html Em decorrência da incidência de casos de covid-19 em familiares de funcionários da secretária de obras, o que resultou no afastamento de alguns funcionários, o parque de máquinas estará fechado para atendimento ao público, pedimos a compreensão da população e desde já reiteramos os pedidos para que sejam seguidos os decretos e protocolos de distanciamento, uso de máscaras, álcool gel.

Vencer o Corona Vírus, depende de todos nós!

]]>
ENCAMINHAMENTO DE SEGURO DESEMPREGO PELA INTERNET Fri, 19 Feb 2021 16:35:23 -0300 https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1340/?encaminhamento-de-seguro-desemprego-pela-internet.html https://liberatosalzano.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1340/?encaminhamento-de-seguro-desemprego-pela-internet.html Devido a grande procura de atendimento na agência do FGTAs/SINE de Sarandi/RS e procurando resguardar a população, dado o aumento de casos do Covid-19, estamos orientando a população a fazer o acesso e cadastramento de Seguro Desemprego pela Internet.

As pessoas que procurarem a agência de Sarandi/RS serão direcionadas ao atendimento digital, não sendo atendidas de forma presencial.

Devido aos novos casos de COVID/19 na região, e por ser a agência de Frederico Westphalen considerada de referência para o nosso Município.

Basta o trabalhador acessar a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL e fazer a solicitação sem sair de casa.

https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect=trabalhador.carteira

Informamos ainda que o Município ira procurar alternativas para que o atendimento dessas demandas pemaceça em nosso município evitando assim que as pessoas se desloquem para Sarandi ou Frederico Wesphalen sem necessidade.

]]>